Nunes Farma

(41) 2141-4100

Blog

« Voltar
19/02/2018

Zinco: um aliado na performance esportiva

Se você é atleta, esportista ou simplesmente gosta de cuidar do corpo, provavelmente está deixando de aproveitar os benefícios de um nutriente importantíssimo e com suplementação de baixo custo: o zinco.

O Zinco está envolvido no processo de crescimento, desenvolvimento, resistência a lesões e aumento da velocidade de recuperação, aumento de massa magra. Os estudos nutricionais demonstram que os atletas geralmente consomem quantidade de zinco insuficiente na dieta para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a elevada demanda bioquímica.

Ele está diretamente envolvido na divisão celular, na manutenção de níveis hormonais adequados e também no combate dos famosos radicais livres, que causam lesões musculares e danos nas células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio, essencial aos atletas.

Outros estudos mostram que o baixo consumo de zinco está relacionado à diminuição na força muscular, ao desequilíbrio da coordenação muscular, a falta de motivação e a predisposição para a depressão.

O mineral zinco não é produzido pelo organismo, e, portanto, deve ser obtido de fontes externas, sendo que suas deficiências podem comprometer o bom funcionamento do organismo. As principais fontes de alimentos ricos em zinco são: ostras, camarão, carne de vaca, frango e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos. No entanto, poucas pessoas ingerem a quantidade diária recomendada de zinco por meio da alimentação, o que nos leva à suplementação.

Suplementação

As principais fontes de alimentos ricos em zinco são: ostras, camarão, carne de vaca, frango e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos. No entanto, poucas pessoas ingerem a quantidade diária recomendada de zinco por meio da alimentação, o que nos leva à suplementação.

A ingestão recomendada de zinco na dieta é de 7mg/dia para adultos. O uso de zinco suplementar na faixa de 17 a 50mg/dia é suficiente para reduzir o aumento do colesterol-HDL, induzido pela atividade física. Este nutriente merece maior atenção no aconselhamento nutricional para minimizar os danos causados pelo estresse oxidativo sobre o desempenho e a saúde dos atletas.

Encontramos registrado no mercado farmacêutico o único medicamento a base de sulfato de zinco, de nome comercial Nesh Zinco, registrado pelo laboratório Nesh, em forma de comprimidos para suspensão  na concentração de 20mg. A importância do registro na ANVISA é a garantia que o paciente terá sempre um tratamento eficaz e com qualidade assegurada.

Imagem: WallpaperClick

 

0 Comentário(s)

Categorias

RUA ALMIRANTE GONÇALVES, 2247, CURITIBA - PR - CEP: 80250-150
Ver Mapa

Receba nossas novidades


NUNESFARMA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA | Nunesfarma
CNPJ:75.014.167/0001-00 | IE: 101-470.94-67 | IM: 00 00 0111436-0
Endereço: Rua Almirante Gonçalves, 2247
CEP: 80250-150 Água Verde - Curitiba
Farmacêutica Responsável: Pâmela Fernandes Kaseker | CRF-PR 16.297 | CMVS:00.142/2015 | Autorização MS:1.01795.2
Fone (41) 2141 4100 | Email: sac@nunesfarma.com.br
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.