Nunes Farma

(41) 2141-4100

Blog

« Voltar
04/02/2018

Tratamento de câncer? O zinco pode melhorar a qualidade de vida neste período

Quando o assunto é câncer, qualquer medida que possa atenuar sintomas, efeitos colaterais ou ajudar no conforto de pacientes em tratamento é muito bem-vinda. Desta vez, a boa notícia é que o zinco, um mineral simples e com suplementação disponível a baixíssimo custo, ajuda a melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer em vários aspectos, como aumento do apetite e diminuição da astenia e do gosto metálico na boca, além de atestar o sucesso da cirurgia de remoção de tumor e a presença de metástases.

A relação entre zinco e câncer vem sendo estudada levando em consideração principalmente sua importância na replicação do DNA e na imunidade e ao papel do zinco como antioxidante.

Diversos estudos detectaram baixos níveis de zinco em pacientes com câncer. Na deficiência do mineral, as células ficam mais sensíveis a elementos tóxicos, o que aumenta a apoptose – um mecanismo biológico que elimina células supérfluas, mutantes ou moderadamente prejudicadas.

A prova real

Um estudo sobre a suplementação de zinco e selênio no tratamento de câncer gastrointestinal  apontou que após o tratamento de quimioterapia, os pacientes que receberam suplementação apresentaram aumento das concentrações plasmáticas de zinco e relataram diminuição da sensação de fraqueza e aumento do apetite.

Ao estudar a concentração plasmática de zinco em pacientes com câncer de tireoide antes e 4 dias após o tratamento cirúrgico para remoção total do tumor, pesquisadores viram que antes do tratamento os pacientes apresentavam hipozincemia e após a cirurgia a concentração do zinco no plasma encontrava-se dentro da normalidade. Alguns estudos sugerem que a concentração do zinco plasmático pode ser utilizada para avaliar o sucesso da cirurgia de remoção do tumor e avaliar a presença de metástases.

Existem vários tipos de quimioterapia que podem causar o aparecimento de um gosto metálico na boca. Alguns estudos sugerem que certos suplementos vitamínicos, como vitamina D ou zinco podem ajudar a prevenir a distorção do paladar em pessoas que estão a fazer tratamentos de radioterapia ou quimioterapia. Nakata et al., relataram uma associação dos níveis plasmáticos de zinco com alterações do paladar, e que a suplementação poderia melhorar ou atenuar essas alterações em pacientes com câncer.

Suplementação

O mineral zinco não é produzido pelo organismo, e, portanto, deve ser obtido de fontes externas. Atualmente encontramos grandes dificuldades em manter uma alimentação equilibrada e saudável, e muitas vezes a dieta não fornece a quantidade necessária de zinco para o adequado funcionamento do organismo. Por vez, faz se necessário a suplementação deste mineral. Encontramos registrado no mercado farmacêutico o medicamento Nesh Zinco, comprimidos para suspensão de sulfato de zinco na concentração de 20mg. Com a utilização desta medicação, adjunto ao tratamento de câncer, o paciente estará melhorando sua qualidade de vida e conforto. A dosagem de utilização fica sempre a critério médico.

0 Comentário(s)

Categorias

RUA ALMIRANTE GONÇALVES, 2247, CURITIBA - PR - CEP: 80250-150
Ver Mapa

Receba nossas novidades


NUNESFARMA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA | Nunesfarma
CNPJ:75.014.167/0001-00 | IE: 101-470.94-67 | IM: 00 00 0111436-0
Endereço: Rua Almirante Gonçalves, 2247
CEP: 80250-150 Água Verde - Curitiba
Farmacêutica Responsável: Pâmela Fernandes Kaseker | CRF-PR 16.297 | CMVS:00.142/2015 | Autorização MS:1.01795.2
Fone (41) 2141 4100 | Email: sac@nunesfarma.com.br
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.