Nunes Farma

(41) 2141-4100

Blog

« Voltar
03/05/2017

Descubra os benefícios do Zinco para a saúde de toda a família

Apesar de seus benefícios serem pouco conhecidos pela população em geral, o zinco é um dos nutrientes mais importantes para a saúde humana e vem ganhando importância na dieta equilibrada. Ele colabora para nossa boa forma, equilíbrio hormonal, prevenção de doenças, aumento da imunidade e saúde reprodutiva do homem e da mulher, entre muitos outros fatores.

Confira os benefícios do zinco para a saúde, a quantidade diária recomendada e onde encontrar este nutriente tão importante:

Ele previne todos os tipos de câncer e doenças crônicas

O zinco é essencial para a reprodução saudável das células, portanto, ajuda no funcionamento de todos os sistemas do corpo e, principalmente, ajuda a prevenir todos os tipos de câncer, doenças crônicas e degenerativas. A prevenção fica ainda melhor com o segundo benefício da lista:

Ele combate o envelhecimento

O zinco tem grande poder antioxidante, ou seja, ele neutraliza os efeitos dos radicais livres, substâncias responsáveis por danificar inúmeros tecidos do corpo humano e, assim, provocar uma série de doenças.

Com isso, ele previne também os sinais de envelhecimento, e garante a boa aparência da pele – evitando também a acne, dos cabelos – prevenindo e combatendo a alopecia, e dos olhos, deixando a degradação da visão pela idade bem mais lenta.

Aumenta a imunidade

Uma dieta que segue o nível recomendado de zinco ajuda a levar a imunidade lá em cima, pois ele estimula o sistema imunológico, já que contribui com o aumento de linfócitos T, o que dá mais potência às defesas do corpo.

É fundamental para a saúde das crianças

Zinco é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte da lista da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Ministério da Saúde. O medicamento é considerado essencial no combate à diarreia aguda, uma das principais causas da mortalidade infantil, além de contribuir para o desenvolvimento físico e neurológico das crianças e potencializar seu sistema imunológico.

Previne doenças cardiovasculares

O zinco é essencial para manter saudáveis as células do tecido que reveste nossos vasos sanguíneos. Isso evita inflamações e sobretudo o acúmulo de colesterol, redunindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Regula a produção hormonal

O zinco garante a sensibilidade do corpo à insulida, evitando a diabetes, e também garante o estímulo da glândula tireoide, equilibrando nossa função hormonal.

Garante a saúde mental e nervosa

Essencial para o funcionamento e a comunicação entre os neurônios, o zinco garante boa memória, facilita o aprendizado e combate doenças como Alzheimer e o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e hiperatividade. Além disso, ainda realiza a síntese da Dopamina e da Serotonina, cujos baixos níveis são associados à depressão.

Melhora a saúde masculina

Para os homens, o nível adequado de zinco ganha ainda mais importância. A produção da testosterona e o funcionamento da próstata dependem de níveis adequados de zinco no corpo. Isso beneficia tanto a libido quanto a fertilidade masculina. Esta última ainda mais, já que o zinco favorece a mobilidade dos espermatozoides, cuja deficiência é maior causa da infertilidade masculina.

Além disso, ainda previne o câncer de próstata e já é comprovada a redução no crescimento do tumor na próstata quando o corpo tem os níveis ideais de Zinco.

Melhora a fertilidade feminina

Apesar de precisar de menos zinco que os homens, as mulheres dependem dele para a produção de óvulos, e manutenção da libido. Além disso, o mineral ajuda no bom funcionamento dos hormônios estrogênio e progesterona, de modo que sua falta desse mineral prejudica a saúde feminina de modo intenso, podendo facilitar a ocorrência de câncer de mama.

É fundamental na gravidez

O Zinco é essencial para a reparação e funcionamento do DNA. É é responsável pelo rápido crescimento de células e para o desenvolvimento do feto e saúde da mãe durante a gravidez.

Ajuda na perda de peso

Esse todo mundo gosta! Já que o zinco aumenta da sensibilidade à insulina, ajuda bastante na perda de peso. Quando o corpo se torna mais sensível à insulina, há uma tendência à diminuição da produção desse hormônio, reduzindo também o acúmulo de gordura estimulado por ele.

Como o mineral estimula também a tireoide, ele acelera o metabolismo, potencializando a queima de calorias.

E ainda potencializa o ganho de massa muscular

Parece bom demais pra ser verdade né? Mas o Zinco é de grande importância para a reprodução e para o reparo de células danificadas, de modo que os benefícios do zinco sobre o crescimento muscular após o treino de hipertrofia são significativos. Como ele mantém bons níveis de testosterona, isso ajuda ainda mais. E para completar, o zinco protege ainda os músculos dos radicais livres após o treino, acelerando a recuperação.

É  bom para a saúde dos ossos

O Zinco é um componente de hidroxiapatite, que é um sal e faz com que a matriz do osso fique forte e dura. Então é incluído na dieta para evitar a perda óssea, especialmente para mulheres mais maduras, que são o público mais comum de osteoporose.

 

A quantidade ideal

Agora que você já está convencido da importância do Zinco para sua saúde e de sua família, pode garantir uma dieta ou suplementação com os níveis ideais deste nutriente. Enquanto crianças precisam de 10mg por dia e mulheres adultas de 12mg por dia, a dose diária necessária para homens adultos é de 15mg. Mulheres têm suas necessidades diárias aumentadas para 15mg na gestação, e para 16mg na lactação.

Onde encontrar

Os alimentos mais ricos em zinco são frutos do mar como as ostras, camarão e lagostas, mas níveis altos também são encontrados nas carnes vermelhas. Outros alimentos que você pode incluir na dieta para garantir sua dose de Zinco são gema de ovo, laticínios e alguns alimentos com concentrações menores do mineral, como  amendoins, amêndoas, chocolate escuro,  fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, legumes e tubérculos.

Além disso, em função da rotina corrida que algumas pessoas levam, existe sempre a opção de suplementação de zinco para evitar sua falta em função de uma dieta desequilibrada. Por isso, o Nesh Laboratório lançou no mercado o Nesh Zinco, uma suplementação de Sulfato de Zinco que pode garantir sua dose diária deste nutriente a qualquer hora do dia, de maneira simples e prática, proporcionando todos os benefícios que você acaba de ver!
 

 

0 Comentário(s)

Categorias

RUA ALMIRANTE GONÇALVES, 2247, CURITIBA - PR - CEP: 80250-150
Ver Mapa

Receba nossas novidades


NUNESFARMA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA | Nunesfarma
CNPJ:75.014.167/0001-00 | IE: 101-470.94-67 | IM: 00 00 0111436-0
Endereço: Rua Almirante Gonçalves, 2247
CEP: 80250-150 Água Verde - Curitiba
Farmacêutica Responsável: Pâmela Fernandes Kaseker | CRF-PR 16.297 | CMVS:00.142/2015 | Autorização MS:1.01795.2
Fone (41) 2141 4100 | Email: sac@nunesfarma.com.br
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.