Nunes Farma

(41) 2141-4100

Blog

« Voltar
09/02/2017

Volta às aulas? O ferro pode ser um aliado do aprendizado das crianças

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegou a hora de as crianças voltarem à escola e como sabemos que cada nova série é um desafio para os pequenos, temos uma dica preciosa e super simples para turbinar o aprendizado das crianças, e, de quebra, contribuir para o crescimento saudável: o ferro.

Um dos nutrientes mais básicos da nossa dieta, o ferro é o responsável por produzir hemoglobina (os glóbulos vermelhos) e conduzir oxigênio para o cérebro e os órgãos, fortalecendo a atividade cerebral e a parte metabólica e energética. Por isso, uma pessoa que não consome o índice diário recomendado, ou IDC, de ferro, pode ter falta de energia, perda de concentração, raciocínio e da capacidade de aprendizagem.

Sabendo disso, é bom garantir uma alimentação rica em ferro para garantir que os pequenos aprendam o máximo e se desenvolvam.

Garanta uma boa absorção

Na hora da alimentação, é importante saber que há dois tipos de ferro.

Alimentos de origem animal – o ferro presente nestes alimentos é mais facilmente absorvido pelo nosso corpo, pois está no estado ferroso. Ele está disponível em carnes brancas, como aves e pescados, nas vermelhas, incluindo miúdos e fígado de boi, carne de porco e ovos.

Alimentos de origem vegetal – já o ferro dos vegetais, chamado ferro heme, encontra-se no estado férrico, e não é absorvido pelo corpo, a não ser que provoquemos uma reação para quebrar a molécula para o estado ferroso. Podemos obter esta reação de três maneiras: cozinhando os alimentos (o aquecimento permitirá que o ferro separe de seus ligantes, tornando-o disponível para absorção), aumentando a acidez dos alimentos com vinagre, limão para temperar as saladas – já que as folhas verdes são fontes de ferro – e, por fim, utilizar agentes antioxidantes, como a vitamina C.

Além das folhas verde-escuras, ele está presente em leguminosas, grãos integrais, rapadura e açúcar mascavo, no leite e derivados, e em nozes e castanhas em geral.

Agora você já pode garantir o bom desenvolvimento de seu filho, e aproveitar para cuidar da sua saúde também. Mas fique atento ao Índice Diário Recomendado, pois em excesso, o ferro pode ser prejudicial.

 

 

0 Comentário(s)

Categorias

RUA ALMIRANTE GONÇALVES, 2247, CURITIBA - PR - CEP: 80250-150
Ver Mapa

Receba nossas novidades


NUNESFARMA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA | Nunesfarma
CNPJ:75.014.167/0001-00 | IE: 101-470.94-67 | IM: 00 00 0111436-0
Endereço: Rua Almirante Gonçalves, 2247
CEP: 80250-150 Água Verde - Curitiba
Farmacêutica Responsável: Pâmela Fernandes Kaseker | CRF-PR 16.297 | CMVS:00.142/2015 | Autorização MS:1.01795.2
Fone (41) 2141 4100 | Email: sac@nunesfarma.com.br
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.