Nunes Farma

(41) 2141-4100

Blog

« Voltar
19/12/2016

Sema e Sinqfar assinam termo de compromisso para logística reversa de medicamentos

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos assinou no último dia 15 um termo de compromisso para coleta de medicamentos vencidos ou em desuso com o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Paraná (Sinqfar). A iniciativa partiu do sindicato em conjunto com as empresas Herbarium, As Ervas Curam, Prati Donaduzzi e Nunesfarma.

O documento de logística reversa traz prazos e metas para recolher da população medicamentos vencidos e dar a eles uma destinação ambiental adequada. A coleta se dá por meio de urnas distribuídas em 19 pontos pelas empresas acima em Curitiba, Região Metropolitana e em Toledo, no oeste do estado.

“São empresas que saíram na frente e estão cumprindo o plano de logística reversa”, disse o presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek.

O termo foi assinado por Melek e pelo secretário Antonio Carlos Bonetti, e pretende ampliar os pontos de coleta no próximo ano. “é desse apoio responsável do setor privado que o Estado e a sociedade precisa. Que exemplos como os destas quatro empresas se multipliquem”, disse Bonetti.

Com o termo de compromisso, os pontos de coleta devem ser ampliados. “Esperamos que outras empresas do setor venham somar esforços”, disse a coordenadora de Logística Reversa do Sinqfar, Juvita Lima Leoni. Dez entidades representativas – entre as quais a OAB-PR, o Grupo de Trabalho de Medicamentos (GTM) e Conselho Regional de Farmácia – devem se juntar ao Sinqfar em 2017 para o desafio de ampliar o número de urnas coletoras no Estado.

Descarte Inteligente

O projeto piloto, chamado Descarte Inteligente, começou a ser desenvolvido em 2013, após entrar em vigor a lei estadual 17.211/12, que determina que fabricantes, importadoras, distribuidoras e revendedoras de medicamentos devem realizar a logística reversa com coleta de medicamentos vencidos e em desuso.

Desde o começo do ano até setembro foram recolhidas para destinação ambientalmente adequada 290 quilos de medicamentos em desuso entregues pelos consumidores.

Segundo Fernando César Silva, CEO da Nunesfarma, além do cumprimento da lei, o projeto atende a uma demanda da população, que não tinha como destinar adequadamente os medicamentos, como já existe no caso de outros resíduos específicos como pilhas e baterias.  “Chama atenção o fato de as grandes ainda não terem viabilizado a implementação do projeto. Esperamos que mais empresas passem a aderir à logística reversa, se responsabilizando por seus resíduos, em uma atitude responsável social e ambientalmente”.

Para a Coordenadora de logística reversa do Sinqfar, 2017 deve marcar uma nova e produtiva etapa na logística reversa de medicamentos do estado. “Esperamos que mais empresas façam adesão e fortaleçam ainda mais a fase de execução do projeto", diz.

0 Comentário(s)

Categorias

RUA ALMIRANTE GONÇALVES, 2247, CURITIBA - PR - CEP: 80250-150
Ver Mapa

Receba nossas novidades


NUNESFARMA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA | Nunesfarma
CNPJ:75.014.167/0001-00 | IE: 101-470.94-67 | IM: 00 00 0111436-0
Endereço: Rua Almirante Gonçalves, 2247
CEP: 80250-150 Água Verde - Curitiba
Farmacêutica Responsável: Pâmela Fernandes Kaseker | CRF-PR 16.297 | CMVS:00.142/2015 | Autorização MS:1.01795.2
Fone (41) 2141 4100 | Email: sac@nunesfarma.com.br
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.