(41) 2141-4100

Blog

« Voltar
15/12/2016

Cansaço crônico? A causa pode estar na sua alimentação

Se você sente constantemente cansaço e indisposição, a causa disso pode ser mais simples do que imagina. Estudos recentes revelaram fatos surpreendentes sobre a conexão com a alimentação, e apontam que deficiência de ferro no organismo pode ser a causa.

A falta de ferro é a deficiência alimentar mais comum no mundo: afeta mais de 30% da população global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo mais comum em mulheres, já a partir de 11 anos de idade, ou homens a partir de 65 anos.

A deficiência de ferro faz com que o teor de hemoglobina e o volume de glóbulos vermelhos do sangue fiquem abaixo do normal, podendo ser caracterizado como anemia. A hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio do pulmão para o resto do corpo. Se os índices de hemoglobina estão baixos, o corpo não recebe oxigênio suficiente, e uma das consequências é a fadiga.

Especialistas acreditam que mesmo que os índices de hemoglobina estejam acima do estipulado para o diagnóstico de anemia, aumentar a ingestão de ferro pode conferir mais energia.

Por isso, é importante ingerir alimentos ricos em ferro e consultar um especialista sobre a suplementação. Entre os alimentos indicados estão carne vermelha, vegetais verde-escuros, grão de bico, lentilha, feijão, cereais integrais e sementes de gergelim e abóbora.

Muitas pessoas tomam suplementos vitamínicos e minerais. Mas quão comum é o cansaço causado por níveis insuficientes de vitaminas e outros minerais além do ferro?

Vitamina D

Conhecida como a "vitamina do sol", é produzida de forma endógena na pele pela exposição à radiação ultravioleta.

Sua deficiência pode causar problemas de saúde em crianças e adultos, como fragilidade óssea, crescimento irregular e problemas imunológicos.

Os sintomas incluem cansaço, alterações de ânimo, dor nos ossos e danos ao estômago.

Zinco

O zinco é muito importante por regular o funcionamento do sistema imunológico, aumentar o efeito da insulina e exercer um papel na divisão e crescimento das células, na cicatrização de feridas e na metabolização de carboidratos. Além disso, é necessário para se ter um bom olfato e paladar.

As proteínas animais - particularmente as carnes bovina, suína e de cordeiro - são boas fontes, assim como nozes, grãos integrais, legumes e levedura.

Vitamina B12

O corpo produz glóbulos vermelhos a partir desta vitamina, obtida a partir de alimentos como carne bovina ou aves, frutos do mar, ovos e laticínios.

Mas, para que seja absorvida na quantidade necessária, é preciso ser combinada com uma proteína especial, chamada fator intrínseco e secretada por células do estômago.

A falta da vitamina B12 pode se dar por causa de fatores como ter dieta vegetariana mal planejada ou alimentação precária em bebês.

 

Com informações da BBC

Categorias

RUA ALMIRANTE GONÇALVES, 2265, CURITIBA - PR - CEP: 80250-150
Ver Mapa
 

NUNESFARMA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA | Nunesfarma
CNPJ:75.014.167/0001-00 | IE: 101-470.94-67 | IM: 00 00 0111436-0
Endereço: Rua Almirante Gonçalves, 2265
CEP: 80250-150 Água Verde - Curitiba
Farmacêutica Responsável: Pâmela Fernandes Kaseker | CRF-PR 16.297 | Autorização MS:1.01795.2
Fone (41) 2141 4100 | Email: sac@nunesfarma.com.br
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Agência7