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22/11/2016

Vitaminas contra o câncer de mama: Prevenção de outubro a outubro

O Outubro Rosa acabou mas a prevenção ao câncer de mama deve continuar o ano todo. Ela inclui diversos cuidados, desde o autoexame até a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Diversos estudos apontam a ação preventiva de vitaminas antioxidantes, que são as vitaminas A, C e E, além do ácido fólico (vitamina B9). Por isso, uma alimentação rica em vitaminas - com suplementação, se necessário – é de suma importância – e de quebra, traz muitos outros benefícios, além da prevenção da doença.
 
 

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal (fígado, ovos, leite, atum, queijos), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas. São fontes de vitamina C: as frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, kiwi, acerola, abacaxi, goiaba, caju e morango), legumes e verduras (pimentão, brócolis, couve, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, agrião, alface).
 
As melhores fontes de ácido fólico, ou vitamina B9 são: fígado, feijões e vegetais folhosos verde-escuros (como espinafre, aspargo, brócolis).
 

A vitamina E pode ser encontrada em grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo. Sim, aquele pãozinho integral pode fazer maravilhas por você.  
 
Mas lembre-se, a suplementação vitamina ou a dieta rica em agentes antioxidantes não trata o câncer, mas sim faz parte da prevenção, que, como já diz o ditado, é sempre o melhor remédio! 
 
O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres de todo o mundo. Só no Brasil, são registrados cerca de 58 mil novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A boa notícia é que ele pode ser prevenido e, se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%!
 
Outras formas de prevenção
 
A prevenção da doença envolve diversos fatores, já que suas causas variam desde genética até o estilo de vida ou idade da primeira menstruação e menopausa. No entanto, a adoção de hábitos saudáveis pode diminuir o risco em 30%. Alguns deles são:
 
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Realizar o autoexame da mama mensalmente e, no caso de algum nódulo ou anomalia, procurar o médico;
  • Consultas periódicas ao ginecologista incluindo mamografia anual a partir dos 40 anos, pois só ela pode detectar o tumor antes que atinja 1cm, aumentando as chances de cura;
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